A Igreja Batista Reformada de Porto Velho/RO - IBRPVH surgiu a partir da iniciativa de alguns irmãos quando decidiram se reunir e formar um grupo de estudo bíblico. Eu (Vlademir Fernandes), Emerson Garcia, Gilberto Januário e Thalles Barretto, juntamente com nossas famílias, fomentamos a criação. Com esse intento em mente, realizamos a primeira e decisiva reunião acerca da possibilidade de começar tal empreitada que ocorreu no dia 09 (nove) de janeiro de 2018. Estavam presentes na ocasião: Eu e minha esposa (Katiely Silva Oliveira) e os irmãos: Emerson Garcia de Araujo, Lady Laura de Oliveira Araujo, Vitor Oliveira de Araujo, Davi Oliveira de Araujo, Gilberto Januário, Monalisa Arnold Januário, Lúcia Fátima dos Santos Barretto e Thales Nunes Barretto. Quatro famílias, dez pessoas! A proposta foi lançada e todos aprovaram a ideia.
A proposta lançada ao grupo incluiu o resgate dos princípios e teologia batista. Assim, a perspectiva teológica do grupo passou a se alinhar com a teologia batista reformada. Cabe ressaltar que nem todos os irmãos ainda eram conhecedores e convictos de tal cosmovisão.
O grupo inicialmente desenvolvia suas atividades na residência do irmão Emerson Garcia. Em pouco tempo outros irmãos se juntaram ao grupo. O ambiente – a edícula da casa – já começara a se tornar pequeno. Houve então a necessidade de se alugar um local maior e a demanda de transformar o pequeno grupo de estudo bíblico, informal e despretensioso, numa novel igreja formalizada.
No dia 03 de junho de 2018 foi realizada a assembleia de fundação da Igreja Batista Reformada de Porto Velho – IBR PVH, conforme “Ata nº 01, de fundação, aprovação de estatuto, eleição e posse da diretoria da igreja batista reformada de porto velho”. Inicialmente com vinte e nove (29) membros . Todos os protocolos foram atendidos: estatuto aprovado, diretoria eleita e tudo pronto para avançar.
Talvez o maior diferencial da comunidade, que culminou com a abertura de mais uma igreja, dentre tantas que já existem, seja o desejo de “Reformar” e se “Reformar” como igreja. O que arde nos corações dos irmãos e da liderança é o desejo de ser uma igreja fiel ao Senhor, que preste um culto cristocêntrico (e não antropocêntrico), com louvores que exaltem a Deus (e não ao homem) unido a uma mensagem que exponha conteúdo, doutrina e o evangelho bíblico (e não ideologia humana). Queremos ser uma igreja que viva a simplicidade e profundidade do evangelho!